COORDENADOR DO GRUPO

Profa. Dra. Selma de Cássia Martinelli

HISTÓRICO

O grupo foi constituído no 1º semestre de 1992 e aprovado pela Congregação da Faculdade de Educação da UNICAMP, em 28/9/94. Faz parte da área de Psicologia Educacional. Nesses anos de existência o grupo contou com a participação efetiva de vários professores além de inúmeros alunos de pós-graduação. No momento, fazem parte do grupo, dois professores efetivos e um professor colaborador.

O grupo veio acumulando nesses anos uma série de atividades. Durante os anos de 1992 e 1993 foi oferecido, pela primeira vez, o curso de Especialização em Psicopedagogia que teve a duração de dois anos e formou uma série de profissionais, contando naquele momento com a participação de vários professores, de diferentes áreas de atuação da Faculdade de Educação. Nos anos de 1994 e 1995, 1996 e 1997 foram oferecidas duas novas turmas, quando encerraram-se as atividades nesse curso. A experiência acumulada desses profissionais culminou, no ano de 1996, com um livro denominado "Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar", publicado pela editora Vozes. Nos anos seguintes o grupo continuou o seu trabalho, dedicando-se ao estudo e pesquisa na área de psicopedagogia e a formação de profissionais da área.

No ano de 2000, a organização do livro "Leituras de psicologia para a formação de professores", destinada a professores e alunos de graduação, adotou como tema central de suas reflexões temáticas a educação e a adolescência. Esse livro foi fruto da experiência de seus professores nos cursos de Licenciatura, ministrados na UNICAMP. O grupo, que passou por várias mudanças em seu quadro docente, lançou, no ano de 2001, uma nova obra intitulada, "Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico", já em sua sexta edição. Destaca-se também que seus membros têm publicado, sistematicamente, e de forma independente, livros e artigos em diversos periódicos nacionais e internacionais.

Como parte de suas atividades, o grupo tem oferecido, desde o ano de 2002, o curso de Especialização em Psicopedagogia Construtivista, como modalidade de extensão. Além disso destaca-se os trabalhos de pesquisa desenvolvidos em que seus membros tem investigado os aspectos afetivos, cognitivos, sociais e motivacionais relacionados às dificuldades de aprendizagem.